INCRIVEL MUNDO STUDIO

 

Incrivel Mundo das Mixes & Masters foi criado em 2005.  É o studio particular de Enrico De Paoli para Mixes e Masters de CDs, DVDs e Singles.


O Incrivel Mundo reune sistemas de áudio digital de ultima geração, trabalhando lado a lado com os designs mais clássicos da história. Canais multi-track de audio digital do sistema ProTools HD/Mac, são convertidos para analógicos através de conversores premium Focusrite e Apogee 192KHz, e então entram em uma mesa SSL baby SuperAnalogue onde são somados no design de soma mais consagrado já existentes. Mas antes da soma, cada canal da SSL é então equalizado e/ou comprimido com NEVEs, APIs, AMEKs, MANLEYs, APHEXs, DRAWMER, TUBE-TECH, DBX e FOCUSRITEs ISA antes de retornarem em estéreo e serem re-convertidos ao formato digital. Sendo assim, as MIXES & MASTERS apesar de serem feitas em ProTools, são tratadas nos designs analógicos mais respeitados do planeta.


Na Analog-Classic® Multi-Track MASTER, o seu projeto que foi mixado totalmente digital dentro de um computador (in the box), se beneficia com a sonoridade analógica dos clássicos estúdios da história.


A monitoração, que é o ponto chave de um studio, não foi apenas escolhida a dedo, mais importante ainda, é a mesma que Enrico vem usando desde 1996. Logo, as mixes e masters são feitas em ambiente sônico conhecido, ultra-familiar, fazendo com que o resultado final fique exatamente como esperado.

- O Incrivel Mundo Studio

- Como enviar seus arquivos para MIX e/ou MASTER ?

Os arquivos devem ser enviados no formato nativo da sessão gravada. Se o projeto for um CD, é recomendável o Sample Rate de 44.1 ou 88.2KHz. Se for um DVD, é recomendável 48 ou 96KHz. O Bit Depth deverá sempre ser 24bits.


Para enviar os arquivos para ANALOG-CLASSIC MULTI-TRACK MASTER (em grupos separados) deve se fazer da seguinte forma:


    - Sole todos os canais da bateria na sua mix, incluindo os efeitos (reverbs, delays, etc...) da mesma. Faça um bounce STEREO do inicio ao fim da música, no mesmo formato KHz e Bits (sample rate e bit depth) da sessão da sua mix. Nomeie o arquivo gerado neste bounce com o número da música seguido do nome do grupo, por exemplo, 01-BATERIA. Em seguida, sole o(s) baixo(s) da música e seus efeitos e faça um bounce STEREO dos exatos mesmos pontos do bounce que você fez da bateria, e nomeie o arquivo 01-BAIXO. Em seguida, sole todos os track de harmonia: pianos, guitarras, violões, metais, etc... incluindo seus efeitos e faça um bounce STEREO começando e terminando nos mesmos pontos, e chame este arquivo de 01-HARMONIA. E por fim, sole os vocais e seus efeitos e faça um bounce stereo dos mesmos pontos de início e fim, o batizando de 01-VOX.  Importante: NÃO DEIXE DE ENVIAR UM BOUNCE NORMAL DA MIX EM STEREO, de forma que eu possa ter uma referência de como a sua mix soa, antes dos grupos serem separados. Nomeie este bounce de 01-MIX NOME DA MÚSICA.  Siga então para a música 2 e repita estes passos, nomeando os bounces de 02-BATERIA... 02-BAIXO... etc... e não esqueça novamente do bounce da mix normal, 02-MIX NOME DA MUSICA.


Arquivos podem ser enviados pelo servidor WeTransfer (www.wetransfer.com) para incrivelmundo@enricodepaoli.com, ou por correios em DVD-data.

- Como a sua MIX e MASTER são entregues quando terminadas ?

Sua MIX é entregue no mesmo formato original da sessão, através de envio online.


Sua MASTER para fabricação de CDs é enviada pra você online, em formato imagem DDP (Direct Disc Protocol). O DDP é o padrão mundial de envio de CD Audio MASTER. Por ser uma imagem de um disco virtual, o DDP tem duas grandes vantagens sobre o envio de CD Audio:  1) Não depende de Correios e do tempo perdido com o mesmo.  2) Por ser um arquivo e não um CD Audio físico, o DDP não tem perda de geração e não leva consigo até a fábrica os erros e “arredondamentos de dados” inerentes aos CDs de Audio. Sendo assim, a fábrica recebe uma matriz que soa absolutamente idêntica ao que foi ouvido durante a sessão de masterização, sem perda de dados, sem perda de tempo.


Porém, o formato DDP não é compatível com nenhum computador pessoal e somente a fábrica consegue utilizá-lo para fabricação dos CDs. Pensando nisso, o sistema de DDP usado por mim, inclui um aplicativo que é um mini-player dedicado que funciona em Mac e em PC, sem a necessidade de instalação ou configuração. Este mini-player se parece com um iTunes (ou um Windows Media Player) e reproduz somente a SUA master. Com ele, você pode ouvir seu disco, extrair e salvar cada música em formato WAV, e ainda pode queimar CDs MASTER com ISRCs no seu próprio computador enquanto não chegarem os seus CDs fabricados.


Se você pretende vender suas músicas também no iTunes Store da Apple, siga lendo aqui abaixo...

- O que é MASTERED FOR iTUNES ?

TODAS as Mixes & Masters são feitas com o mesmo critério e mesmo padrão de exigência, como foram feitos projetos conhecidos e premiados no Brasil e nos Estados Unidos.

Mixes & Masters por Enrico De Paoli

- Como agendar minha MIX e/ou MASTER ?

Entre em contato com Enrico De Paoli clicando AQUI para verificar disponibilidade de datas. Neste contato será também conversado todos os detalhes do projeto assim como estilo e sonoridades das MIXES e MASTERS.  Após tudo conversado e a data do projeto escolhida, faça o seu pagamento clicando AQUI  e pronto.  Seu projeto está agendado!

- Qual o prazo de entrega de MIXES e MASTERS ?

O prazo estimado de uma MIX é de 2 a 3 dias por música. O prazo estimado de uma MASTER de um album é de 2 a 5 dias. Estes prazos contam a partir do ínicio da execução dos trabalhos, e serão informados com mais precisão no ato do agendamento.

- Como sei que o estilo da minha MIX e/ou MASTER ficarão como eu quero ?

Todas as MIXES e MASTERS são feitas com o mesmo critério, envolvimento e dedicação. Aqui não existe artista mais famoso ou mais importante do que outros! Como trabalhei a vida inteira com discos famosos e também com discos desconhecidos e independentes, pude aprender que todo artista famoso um dia foi desconhecido. Inclusive, alguns discos feitos por mim eram desconhecidos e ficaram famosos. Portanto, acima de qualquer coisa, sou um apaixonado por excelência, não por fama :)


O estilo e sonoridade da sua MIX e MASTER pode e deve ser amplamente debatido comigo, Enrico De Paoli. Você pode me enviar referências à vontade. Tanto em MIXES quanto em MASTERS, enviarei uma prova, uma primeira versão para ser aprovada. Caso precisemos de alguns ajustes, podemos os fazer à vontade, quantos forem, dentro de UM recall. Recalls futuros serão cobrados em 50% do valor cobrado pelo serviço. Mas não se preocupe! É muito raro fazermos recalls demasiados, uma vez que debatemos muito a sonoridade antes e durante o andamento das MIXES e MASTERS, e nenhuma cobrança extra será feita sem o seu consentimento.

- Posso acompanhar meu projeto pessoalmente ou online ?

As MIXES e MASTERS são feitas no meu horário e consequentemente desacompanhadas. Mas caso você deseje visitar e/ou acompanhar parte do projeto, solicite isso no agendamento e verifique disponibilidade. Porém, podemos combinar sem problemas ligações via Skype com webcam durante o andamento do trabalho.

- O que é Analog-Classic Multi-Track MASTER ?  Qual a diferença da MASTER comum ?

Analog-Classic Multi-Track MASTER foi o nome dado por mim para o meu sistema de masterizar músicas com as mixes dividas em grupos (stems) e usando equipamentos analógicos clássicos, vintage e raros. Este sistema de masterização tem diversas vantagens: A idéia em ter os grupos (bateria, baixo, harmonia e voz) separados durante a master, não é re-equilibrar a sua mix, mas sim ter acesso a problemas e soluções sem interferir no que já está soando bem. Por exemplo... eu começo com os grupos todos iguaizinhos a 0db, ou seja, uma reprodução perfeita da sua mix original. Porém, eu posso adicionar frequências sub-graves sutilmente numa bateria, sem deixar o baixo embolar, ou eu posso adicionar brilho na música toda, sem deixar a voz sibilar. Neste sistema eu também posso adicionar harmônicos valvulados vintage em doses variadas para cada grupo. E por fim, a soma destes grupos de volta para dois canais (stéreo) é feita através de uma console Super-Analogue. Então este sistema é mais do que uma simples masterização. Literalmente conseguimos a sonoridade clássica dos super-studios analógicos dos anos 70, 80 e 90, anos de ouro da sonoridade pop-analógica para mixes feitas in-the-box (dentro de computadores digitalmente).

- Como pagar ?

Os pagamentos podem ser feitos online (via PagSeguro) clicando diretamente AQUI no site, parcelados nos cartões em até 12 vezes. Se você preferir fazer depósito direto em conta corrente e não usar o cartão de crédito, entre em contato clicando AQUI e solicite os dados bancários. Pagamentos via depósito bancário são somente à vista. Todos os pagamentos devem ser feitos no ato do agendamento de datas.

- Quando devo optar por uma MASTER simples (sem ser em grupos/stems) ?

A masterização em grupos explicada acima (Analog-Classic Multi-Track MASTER) tem TANTAS vantagens, que o único caso que eu recomendo fazer uma masterização simples é quando não há mais acesso ou possibilidade de se gerar os STEMS separados de cada mix, ou caso as mixes tenham já sido totalmente feitas em um super studio analógico, ou simplesmente por falta de orçamento. A master “simples” custa um pouquinho menos, por ser menos trabalhosa e levar menos tempo sem a necessidade dos alinhamentos dos vários equipamentos analógicos nela empregados. Se possível, opte pela Analog-Classic Multi-Track MASTER. Você não vai se arrepender!

Hoje em dia o comércio de músicas online é mais do que uma realidade, é um padrão. A loja online mais famosa do planeta é a iTunes Store da Apple. O formato das músicas lá não é o mesmo que nos CDs Audio (44.1KHz, 16-bit), e apesar de ser um formato “compactado” chamado AAC (Advanced Audio Coding), a codificação do mesmo é vastamente superior ao do famoso MP3 e, quando feito corretamente, o AAC consegue manter as nuances, imagem, alta frequênca e profundidade da MASTER original em alta resolução. Para isso, é necessário que o processo de masterização nesta etapa seja feito ainda enquanto a MASTER está em alta resolução (e não já no formato do CD Audio), com as ferramentas de codificação e monitoração da Apple, de forma que eu consiga escutar aqui exatamente como soará a música uma vez transformada em AAC nos servidores do iTunes Store.


Eu, Enrico De Paoli, sou um Engenheiro de Masterização certificado pela Apple nos USA, portanto as masters feitas neste processo por mim receberão um selo de autenticação no iTunes Store, atestando que as suas músicas foram masterizadas especificamente pra soarem o melhor possível em AAC com a tecnologia atual.  Se você pretende ter as suas músicas à venda no iTunes Store, você deverá escolher esta opção.